Blog para advogados: Suas vantagens e como iniciar

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Resumo do artigo
Quando falamos de marketing jurídico, muitos advogados acreditam que somente o tráfego pago ou publicações no Instagram e Facebook lhe trarão clientes em potencial. Dessa forma, abre-se um oceano de possibilidades para profissionais que possuem o gosto pela escrita. Com isso, um blog no site do escritório pode ser um forte aliado na captação de clientes, trazendo ótimos benefícios, como a redução no investimento de tráfego pago no Google, por exemplo. Portanto, leia este artigo até o fim e comece hoje mesmo a produzir conteúdo de qualidade no seu blog.
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Sumário

Quando se fala em criação de conteúdo, muitos advogados investem pesado em publicação de posts nas redes sociais. Entretanto, deixam de lado o que poderia ser um forte aliado do escritório, que é o assunto deste artigo: blog para advogados.

Nesse sentido, o blog é uma ferramenta essencial para a produção de conteúdo de valor para as pessoas. Ora, muitos usuários pesquisam diariamente por conteúdos para sanar suas dúvidas, e, nesse ponto, um artigo de sua autoria pode ser a porta de entrada para um novo cliente.

Ademais, como veremos mais a frente, um usuário que chega até o seu escritório por meio de um artigo no blog, tem mais chances de fechar um contrato, uma vez que sua dúvida já está sanada, e você já é considerado uma autoridade no assunto por ele.

Portanto, um blog para advogados é muito mais que uma simples página na internet. Essa ferramenta, a longo prazo, torna-se uma forte aliada na captação de clientes de forma orgânica, ou seja, sem que você tenha que investir qualquer recurso financeiro.

Blog para advogados e o Código de Éticas da OAB

Uma dúvida muito comum para advogados que estão iniciando na carreira, é sobre o que pode e o que não pode no marketing jurídico.

Entretanto, o próprio Código de Éticas e Disciplina da OAB estabelece que o conteúdo informativo é uma das formas do advogado promover seus serviços, conforme o inciso II, do art. 2º, do Provimento nº 205/2021:

II – Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;

Dessa forma, podemos considerar que a criação de artigos jurídicos para o blog é uma estratégia bem-vinda, pois, além de informar o público, busca consolidar o profissional como alguém que possui conhecimento acerca do tema que está escrevendo.

Entretanto, não é porque a OAB permite a publicação de artigos que o escritório pode sair colocando banners no meio do artigo com referências a valores de honorários, formas de pagamento ou outras formas de mercantilizar a profissão.

Assim, é importante manter discrição e sobriedade na hora de produzir conteúdo jurídico relevante para o público da internet.

Como iniciar com a produção de conteúdo relevante

 como iniciar a produção

Agora que já sabemos que a OAB permite a produção de artigos jurídicos para o blog, vamos ver como dar os primeiros passos nessa tarefa.

Isso porque não basta somente ter um blog e compartilhar apenas notícias replicadas de sites como Conjur, Migalhas ou Jusbrasil. Pois, qual seria a vantagem de um usuário entrar no seu blog para ler uma notícia que interessa, na maioria das vezes, apenas aos profissionais?

Além disso, há outro fator (mais técnico, que não vamos aprofundar), que é o ranqueamento do site. Basta pensar que os sites citados acima recebem milhares de cliques diariamente, e, nesse sentido, qual seria a vantagem para o Google mostrar o seu blog como resultado para uma pesquisa, ao invés deles?

Dessa forma, é como se o Google atribuísse uma nota aos sites em razão da relevância do conteúdo publicado, bem como pelo número de acessos diários. Assim, de nada vale criar um blog e ficar repostando notícias de terceiros.

Use as dúvidas de clientes a seu favor

Uma estratégia, que a priori, parece pouca coisa, mas é ignorada pela maioria: use as dúvidas de clientes para produzir conteúdo relevante no blog.

Imagine que o seu escritório tenha uma forte atuação em direito de família, mais especificamente em ação de alimentos.

Quais são as principais dúvidas das pessoas que buscam por profissionais desse nicho de serviço jurídico? Quantos clientes que você já atendeu fizeram perguntas perspicazes acerca do assunto?

Portanto, use essas dúvidas para a produção de conteúdo para o blog, como se estivesse respondendo tais clientes.

Pesquisas sobre as principais dúvidas na internet

Ademais, outra forma eficiente para a produção de conteúdo relevante, é buscar no Google o que as pessoas estão pesquisando sobre o assunto.

Para isso, basta você digitar alguns termos no buscador acerca do assunto que pretende escrever, que logo aparecerão diversas opções, conforme a imagem abaixo:

blog para advogados - imagem artigo 1

 

Observe que são dúvidas que as pessoas buscam na internet, logo, clientes em potencial para o seu escritório.

Não utilize palavras jurídicas difíceis

Um dos maiores erros que os profissionais do direito cometem quando começam a escrever no blog é utilizar palavras difíceis.

Portanto, esqueça o juridiquês, pois você está escrevendo um conteúdo para o público leigo, aquele que não frequentou os bancos da faculdade de direito, logo, termos como jurisprudência devem ser exemplificados como se você estivesse explicando para uma criança. Isso não quer dizer que você tenha que tratar o leitor como um ser ignorante, pelo contrário, trocar palavras jurídicas por palavras mais fáceis tornará a leitura mais corrida e agradável.

Outro ponto que talvez nem precise de maiores explicações, mas que vale ressaltar: esqueça os termos em latim. Dessa forma, caso julgue necessário utilizá-lo, faça uma breve explicação sobre o significado daquele termo, afinal de contas, não espere que o usuário se dê o trabalho de abrir uma aba no navegador para pesquisar o que é “periculum in mora“.

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Mantenha uma atualização constante

Manter a constância é algo que você deve estar cheio de ouvir dos gurus da internet. Entretanto, é importante frisar a grande diferença que existe entre a produção de conteúdo para as redes sociais e o blog jurídico do seu escritório.

Assim, basta refletirmos sobre o tempo de vida útil do conteúdo nas redes sociais e no blog.

Observe que a publicação de um post, seja no Instagram, seja no Facebook, possui uma vida útil muito pequena, pois nas redes sociais a criação de conteúdo é em larga escala e, muito dificilmente, o seu post terá um engajamento de semanas. Além disso, os conteúdos produzidos nas redes sociais se perdem no feed do usuário. Basta pensar: quem vai lembrar que foi você que fez determinado post, que vai procurar o seu perfil e rolar o feed até encontrar tal post?

Por outro lado, o conteúdo produzido no blog tem uma vida útil incalculável, pois, um artigo jurídico sobre determinada dúvida que você publicou hoje, pode receber um acesso hoje mesmo ou daqui a 12 meses, por exemplo. Lembre-se que as dúvidas dos usuários não morre com o tempo, já o conteúdo nas redes sociais, morrem em menos de 24 horas.

Portanto, manter o blog atualizado é de suma importância, pois, quanto mais artigos o blog possuir, maior será o número de acessos recebidos.

Tenha um site rápido e responsivo

Além de ter um blog sempre atualizado, é necessário prestar atenção em outro ponto: a velocidade de abertura do seu site.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa do Google, o tempo médio de espera de um usuário para a abertura de uma página é de 3 segundos, ou seja, se o usuário encontrou o seu artigo no Google e o seu site demorou para abrir, você perdeu um cliente em potencial.

Ademais, vale lembrar que a pesquisa TIC Domicílios 2021 apontou que a maioria dos brasileiros utiliza dispositivos móveis para acesso à internet. Aliás, isso não é novidade, uma vez que no Brasil há mais dispositivos móveis do que habitantes, segundo um estudo realizado pela FGV.

Nesse sentido, não se pode ignorar a importância de ter um website profissional que se ajusta em qualquer tela.

Saiba quem é o seu leitor

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Por fim, mas não menos importante: não basta apenas seguir os passos acima, você tem que saber quem é o seu público-alvo.

Escrever artigos para um blog jurídico envolve também muita pesquisa acerca de quem você quer alcançar com o conteúdo.

Dessa forma, é essencial definir uma persona, a fim de estabelecer uma conexão entre o problema que você resolve, o que está escrito no blog e a dor de quem está lendo.

Caso contrário, você poderá atingir um leitor errado, que ficará por poucos segundos em seu blog, ou então, alcançar somente advogados curiosos em busca de modelos de petição para serviços jurídicos.

Ajuda especializada em blog para advogados

Agora que você já sabe a real importância de ter um blog para o seu escritório de advocacia, você tem duas opções:

  1. Começar hoje mesmo a construção de um blog para o seu escritório;
  2. Contratar um especialista para criar um blog eficiente para você.

 

A primeira opção pode ser a mais barata para você em alguns casos. Se você possui tempo disponível para aprender sobre ferramentas como WordPress, Elementor, Editor de Textos, Técnicas de SEO, Google Analytics, Google Search Console e outras, é por este caminho que você conseguirá criar um blog eficiente para o seu escritório.

Entretanto, se você não dispõe de tempo, uma alternativa, com maior custo benefício, é a contratação de um especialista para a construção do seu blog.

O blog para advogados é uma das ferramentas disponíveis no Plano de Website Por Assinatura para Advogados.

Com a nossa ajuda, o seu escritório terá um site profissional, que se adapta em qualquer tela, seja em um notebook, seja em um celular.

Ao longo de 2022, fomos responsáveis pela criação de inúmeros sites para escritórios de advocacia, que já estão colhendo frutos através do tráfego orgânico em razão dos artigos SEO.

Se esse é o seu objetivo, conte com quem entende do assunto e fale conosco hoje mesmo!

Websites por Assinatura para Advogados

Conclusão

Nesse artigo você pôde compreender sobre a funcionalidade do blog para advogados.

Pode-se observar que os artigos SEO no blog trazem clientes mais qualificados, com grande potencial de fechar novos contratos.

Além disso, a criação de conteúdo jurídico como artigos no blog estão dentro das disposições do Código de Éticas da OAB. Assim, você não enfrentará problemas quanto a possíveis irregularidades com o Tribunal de Ética e Disciplina.

Ademais, ter um blog aumentará a sua autoridade, trazendo reconhecimento perante seus colegas, além de se posicionar de maneira eficiente para possíveis clientes.

Por fim, se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Será uma satisfação ajudá-lo na captação de mais clientes para o seu escritório.

Comentário, Sugestões e Dúvidas
Sobre nós
Sobre nós

Claudemir Nascimento é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e desde 2017 atua diretamente com marketing digital voltado para a área jurídica.

Nos últimos 5 anos participou de inúmeros cursos e treinamentos sobre produtividade, criação de sites, landing pages, copywriter e tráfego pago, com diversas autoridades sobre esses assuntos, e tudo isso para poder aplicar nas estratégias de marketing em projetos de seus clientes do mundo jurídico.

Nesse blog você terá acesso ao conteúdo gratuito que poderá lhe auxiliar nos primeiros passos para colocar sua advocacia no mundo digital e alcançar cada vez mais clientes.

Em casos de dúvidas e questionamentos, não deixe de entrar em contato através do WhatsApp. Boa leitura!

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