Não é novidade para ninguém que o Google é o buscador mais importante do mundo, sendo acessado por milhões de brasileiros todos os dias, seja para buscar produtos seja para pesquisar por empresas e serviços.
Nesse sentido, é essencial que escritórios de advocacia apareçam nas pesquisas cada vez que um usuário digitar termos como “advogados + a sua cidade ou área de atuação”. E é justamente nesse ponto que o Google Meu Negócio se apresenta como um grande diferencial para os profissionais do direito.
Inclusive, segundo informações do próprio Google, “Empresas cadastradas na ferramenta possuem 70% a mais de chances de receber a visita de um cliente“.
No entanto, estar apenas presente não é o suficiente. É necessário usar ao máximo os recursos disponibilizados pela ferramenta gratuita. E acredite, muitos dos poucos escritórios cadastrados não utilizam nem 30% dos recursos disponíveis.
Portanto, leia este artigo até o final e conheça o Google Meu Negócio, saiba como ele funciona e como ele ajudará o seu escritório a dar os primeiros passos no mundo digital sem ter que gastar um centavo para isso.
Google Meu Negócio como ferramenta
Como é informado na própria página de suporte, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite ao estabelecimento gerenciar a forma como aparece nos demais produtos como Google Maps e Rede de Pesquisa.
Dessa forma, cada vez que um usuário pesquisa por “escritório de advocacia” ou “advogado + área de atuação”, o Google vai indicar primeiro seus clientes anunciantes (aqueles escritórios que já investem recursos em publicidade paga no Google Ads), logo após, apresenta os escritórios cadastrados no Google Meu Negócio através do Google Maps, conforme a figura abaixo:
Portanto, escritórios cadastrados na ferramenta gratuita do Google Meu Negócio podem aparecer nas pesquisas sem ter que pagar para isso. E além desse benefício, o escritório pode colocar inúmeras informações para facilitar o contato do usuário com o profissional.
Entretanto, estar presente não significa que o escritório será sempre encontrado. Na mesma página de suporte, o Google orienta as empresas a focarem em três categorias para usufruir ao máximo a ferramenta.
Como aparecer mais vezes no Google Meu Negócio
A orientação é que as empresas mantenham suas informações sempre atualizadas, como horário de funcionamento, endereço e telefone. Pode parecer uma orientação banal, mas quantas empresas mudam de endereço e esquecem que possuem o cadastro na ferramenta.
Dessa forma, quando um usuário encontra o escritório, ele tem a opção de clicar em rota, onde o Google Maps traça uma rota automaticamente. Se o endereço do escritório está desatualizado, você acaba de perder um cliente em potencial.
Interagir com os clientes é outro ponto fundamental, segundo o Google. E eu digo que podemos ir mais além. No marketing digital a Prova Social é um grande facilitador na tomada de decisão.
Quantas vezes você escolheu um restaurante ou um hotel em uma cidade que estava visitando pela primeira vez, com base nas estrelinhas do Google Maps ou dos comentários no Google? Certamente você não frequentaria um estabelecimento com 2 estrelas e mais de 200 comentários, sendo a maioria comentários negativos.
A prova social não funciona só para serviços ou produtos digitais. Se um facilitador como a prova social ajuda estabelecimentos comerciais, por que não ajudaria o seu escritório de advocacia?
Quantas pessoas poderiam decidir entrar em contato com o seu escritório porque viram sua avaliação no Google Meu Negócio, e mais do que isso, viram os comentários animadores de clientes com casos já resolvidos.
Por fim, conquistar novos clientes através da ferramenta. A ferramenta permite que o escritório coloque endereço de website e link API do WhatsApp para agendamento online de reunião.
Tudo isso poderá ser avaliado no final do mês através dos “Insights” que o Google envia para o seu E-mail. Com isso você saberá quantas pessoas descobriram seu escritório, quantas pessoas pesquisaram especificamente por você.
Primeiro passo para o Digital
Cada vez mais o método tradicional para atrair clientes na advocacia está sendo deixado de lado.
Com inúmeras ferramentas gratuitas no mundo digital, escritórios de advocacia e profissionais autônomos estão buscando formas para entrar nesse universo que cresce todos os dias.
Isso não significa que profissionais do direito terão que deixar de prospectar clientes no mundo offline, através de networking, por exemplo, mas o fato é que com a internet abre-se uma janela infinita.
Por mais que alguma pessoa indique seu escritório para outra, essa pessoa que recebeu a indicação fará uma busca na internet para saber mais a seu respeito, e com isso, encontrará muitos outros profissionais na lista. E se você não aparece na busca desse usuário, corre-se um grande risco de perder um cliente em potencial.
Por isso, marcar presença no digital hoje é fundamental para que seu escritório prospecte mais clientes e crie cada vez mais autoridade.
Tanto é que a própria Ordem dos Advogados está em discussão sobre o Código de Éticas para se adequar as novas formas de publicidade em razão do marketing digital e a ascensão das redes sociais.
Quem não se adaptar corre o risco de ficar cada vez mais para trás.
Por isso seu escritório precisa dar o primeiro passo no mundo digital.
E para isso, seu primeiro passo pode ser criando um cadastro no Google Meu Negócio através do meu curso online gratuito, onde te ajudarei a criar sua conta e cadastrar as principais informações.
Além disso, nesse curso eu mostro como fazer para deixar seu escritório com maiores chances de aparecer sempre no topo das pesquisas, utilizando simples recursos.
Agora é com você!
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