Google Meu Negócio para Advogados

Compartilhe com alguém
Resumo do artigo
Nesse artigo você descobrirá o que é a ferramenta Google Meu Negócio e como ela pode ajudar o seu escritório a se destacar da concorrência na sua cidade e região, de forma totalmente gratuita e fácil.
Resumo do artigo

Sumário

Não é novidade para ninguém que o Google é o buscador mais importante do mundo, sendo acessado por milhões de brasileiros todos os dias, seja para buscar produtos seja para pesquisar por empresas e serviços.

Nesse sentido, é essencial que escritórios de advocacia apareçam nas pesquisas cada vez que um usuário digitar termos como “advogados + a sua cidade ou área de atuação”. E é justamente nesse ponto que o Google Meu Negócio se apresenta como um grande diferencial para os profissionais do direito.

Inclusive, segundo informações do próprio Google, “Empresas cadastradas na ferramenta possuem 70% a mais de chances de receber a visita de um cliente“.

No entanto, estar apenas presente não é o suficiente. É necessário usar ao máximo os recursos disponibilizados pela ferramenta gratuita. E acredite, muitos dos poucos escritórios cadastrados não utilizam nem 30% dos recursos disponíveis.

Portanto, leia este artigo até o final e conheça o Google Meu Negócio, saiba como ele funciona e como ele ajudará o seu escritório a dar os primeiros passos no mundo digital sem ter que gastar um centavo para isso.

Google Meu Negócio como ferramenta

Como é informado na própria página de suporte, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite ao estabelecimento gerenciar a forma como aparece nos demais produtos como Google Maps e Rede de Pesquisa.

Dessa forma, cada vez que um usuário pesquisa por “escritório de advocacia” ou “advogado + área de atuação”, o Google vai indicar primeiro seus clientes anunciantes (aqueles escritórios que já investem recursos em publicidade paga no Google Ads), logo após, apresenta os escritórios cadastrados no Google Meu Negócio através do Google Maps, conforme a figura abaixo:

Tela com pesquisa Google Meu Negócio
Clique na imagem para ver os detalhes.

 

Portanto, escritórios cadastrados na ferramenta gratuita do Google Meu Negócio podem aparecer nas pesquisas sem ter que pagar para isso. E além desse benefício, o escritório pode colocar inúmeras informações para facilitar o contato do usuário com o profissional.

Entretanto, estar presente não significa que o escritório será sempre encontrado. Na mesma página de suporte, o Google orienta as empresas a focarem em três categorias para usufruir ao máximo a ferramenta.

Como aparecer mais vezes no Google Meu Negócio

A orientação é que as empresas mantenham suas informações sempre atualizadas, como horário de funcionamento, endereço e telefone. Pode parecer uma orientação banal, mas quantas empresas mudam de endereço e esquecem que possuem o cadastro na ferramenta.

Dessa forma, quando um usuário encontra o escritório, ele tem a opção de clicar em rota, onde o Google Maps traça uma rota automaticamente. Se o endereço do escritório está desatualizado, você acaba de perder um cliente em potencial.

Interagir com os clientes é outro ponto fundamental, segundo o Google. E eu digo que podemos ir mais além. No marketing digital a Prova Social é um grande facilitador na tomada de decisão.

Quantas vezes você escolheu um restaurante ou um hotel em uma cidade que estava visitando pela primeira vez, com base nas estrelinhas do Google Maps ou dos comentários no Google? Certamente você não frequentaria um estabelecimento com 2 estrelas e mais de 200 comentários, sendo a maioria comentários negativos.

A prova social não funciona só para serviços ou produtos digitais. Se um facilitador como a prova social ajuda estabelecimentos comerciais, por que não ajudaria o seu escritório de advocacia?

Quantas pessoas poderiam decidir entrar em contato com o seu escritório porque viram sua avaliação no Google Meu Negócio, e mais do que isso, viram os comentários animadores de clientes com casos já resolvidos.

Por fim, conquistar novos clientes através da ferramenta. A ferramenta permite que o escritório coloque endereço de website e link API do WhatsApp para agendamento online de reunião.

Tudo isso poderá ser avaliado no final do mês através dos “Insights” que o Google envia para o seu E-mail. Com isso você saberá quantas pessoas descobriram seu escritório, quantas pessoas pesquisaram especificamente por você.

Google Meu Negócio para Advogados

Primeiro passo para o Digital

Cada vez mais o método tradicional para atrair clientes na advocacia está sendo deixado de lado.

Com inúmeras ferramentas gratuitas no mundo digital, escritórios de advocacia e profissionais autônomos estão buscando formas para entrar nesse universo que cresce todos os dias.

Isso não significa que profissionais do direito terão que deixar de prospectar clientes no mundo offline, através de networking, por exemplo, mas o fato é que com a internet abre-se uma janela infinita.

Por mais que alguma pessoa indique seu escritório para outra, essa pessoa que recebeu a indicação fará uma busca na internet para saber mais a seu respeito, e com isso, encontrará muitos outros profissionais na lista. E se você não aparece na busca desse usuário, corre-se um grande risco de perder um cliente em potencial.

Por isso, marcar presença no digital hoje é fundamental para que seu escritório prospecte mais clientes e crie cada vez mais autoridade.

Tanto é que a própria Ordem dos Advogados está em discussão sobre o Código de Éticas para se adequar as novas formas de publicidade em razão do marketing digital e a ascensão das redes sociais.

Quem não se adaptar corre o risco de ficar cada vez mais para trás.

Por isso seu escritório precisa dar o primeiro passo no mundo digital.

E para isso, seu primeiro passo pode ser criando um cadastro no Google Meu Negócio através do meu curso online gratuito, onde te ajudarei a criar sua conta e cadastrar as principais informações.

Além disso, nesse curso eu mostro como fazer para deixar seu escritório com maiores chances de aparecer sempre no topo das pesquisas, utilizando simples recursos.

Agora é com você!

Cadastre-se no curso Google Meu Negócio para Advogados clicando aqui.

Comentário, Sugestões e Dúvidas
Sobre nós
Sobre nós

Claudemir Nascimento é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e desde 2017 atua diretamente com marketing digital voltado para a área jurídica.

Nos últimos 5 anos participou de inúmeros cursos e treinamentos sobre produtividade, criação de sites, landing pages, copywriter e tráfego pago, com diversas autoridades sobre esses assuntos, e tudo isso para poder aplicar nas estratégias de marketing em projetos de seus clientes do mundo jurídico.

Nesse blog você terá acesso ao conteúdo gratuito que poderá lhe auxiliar nos primeiros passos para colocar sua advocacia no mundo digital e alcançar cada vez mais clientes.

Em casos de dúvidas e questionamentos, não deixe de entrar em contato através do WhatsApp. Boa leitura!

Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos
Website ou Landing Page para Advogados

Website ou Landing Page para Advogados?

Você sabe qual a diferença entre website e landing pages Neste artigo vamos compreender quais são as diferenças entre esses tipos de páginas na internet como elas podem ajudar o seu escritório de advocacia a captar mais clientes e

Leia mais »

Google Meu Negócio para Advogados

Nesse artigo você descobrirá o que é a ferramenta Google Meu Negócio e como ela pode ajudar o seu escritório a se destacar da concorrência na sua cidade e região de forma totalmente gratuita e fácil

Leia mais »
Website para advogados e suas vantagens (1)

Site para advogados e suas vantagens

Ter um site hoje em dia não se trata mais de apenas um luxo para escritórios de advocacia ou para advogados autônomos Assim como qualquer negócio físico ou online estar presente na internet significa ir além das redes sociais

Leia mais »
Artigos mais lidos
Como conquistar mais clientes na advocacia: Guia completo para 2024

Como conquistar mais clientes na advocacia em 2024? Este guia completo se propõe a apresentar algumas estratégias de marketing jurídico digital para que você consiga implementar ainda no primeiro semestre.…

Landing Page para Advogados: Tudo o que você precisa saber para 2024

Landing pages jurídicas são páginas específicas sobre um nicho ou serviço prestado pelo seu escritório de advocacia. Dessa forma, vamos supor que seu escritório atue fortemente em Direito do Trabalho.…

Criação de site para advogados: Tudo o que você precisa saber

Ter um site profissional para o escritório de advocacia deixou de ser uma necessidade e passou a ser uma obrigação. A captação de clientes nos últimos anos deixou para trás…

Marketing para Advogados: Estratégias para Captar mais Clientes

Se você estava procurando um artigo completo sobre como o marketing jurídico pode ajudar o seu escritório na captação de clientes e aumentar o faturamento sem ir contra as disposições…

Blog para advogados: Suas vantagens e como iniciar

Quando falamos de marketing jurídico, muitos advogados acreditam que somente o tráfego pago ou publicações no Instagram e Facebook lhe trarão clientes em potencial. Dessa forma, abre-se um oceano de…

Marketing Jurídico para Advogados: Tendências para 2023

Confira neste artigo como o Marketing Jurídico poderá ajudar o seu escritório a captar mais clientes em 2023. Este artigo vai te ajudar a compreender que o marketing jurídico vai…