Não é de hoje que muitos experts em marketing digital vêm falando que a internet é um aliado para qualquer tipo de negócio. Nesse aspecto, os escritórios de advocacia que já utilizam estratégias de marketing no digital já estão na frente de muitos concorrentes. E esse é um dos grandes benefícios do marketing jurídico para advogados.
Entretanto, o termo marketing jurídico, para muitos, ainda está intrinsecamente relacionado apenas aos anúncios no Google Ads e Facebook Ads. Contudo, não é bem assim, e neste artigo pretendo mostrar quais são as 4 tendências do marketing jurídico para o ano de 2023.
Observe que são estratégias fáceis de serem implementadas, sem a necessidade de grande conhecimento em marketing jurídico, bastando apenas saber para onde ir, o que fazer e, principalmente, como fazer.
Marketing Jurídico para Advogados
Desde 2020 vivemos talvez o período mais tecnológico do mundo, muito em razão da pandemia causada pelo Covid-19. Esse período obrigou muitas empresas e negócios locais a buscar alternativas para manter suas portas abertas.
Na advocacia não foi diferente, muitos escritórios passaram a oferecer atendimento online, por exemplo. Além disso, o uso das mídias digitais por parte dos advogados obrigou a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB a se atualizar através do Provimento nº 205/2021, onde trata sobre a publicidade da advocacia.
Já no artigo 1º o termo “marketing jurídico” é apresentado, como uma forma especializada do marketing destinada aos profissionais da área jurídica. Nesse aspecto, podemos apontar para a importância de se ter uma assessoria especializada, pois, como o próprio provimento informa: é uma modalidade diferente de marketing.
Com isso, nota-se a importância do cuidado para não ir contra as disposições do Código de Ética e Disciplina – CED. Portanto, saber o que pode ou não ser feito nas estratégias de marketing jurídico é um ponto para prestar atenção na contratação de agências ou profissionais para cuidar do marketing do seu escritório.
Ademais, escritórios de advocacia que já utilizam estratégias de marketing jurídico para a captação de clientes não param de crescer.
Como fazer marketing jurídico?
Embora pareça uma pergunta simples, sua resposta é complexa e pode variar de acordo com os objetivos e tamanho do escritório.
Por isso, o primeiro ponto de atenção é saber qual o objetivo do escritório, o que ele pretende alcançar com uma estratégia de marketing.
Nesse sentido, um escritório pode ter como objetivo: a) captação de clientes ou b) fortalecimento da marca, por exemplo.
Dessa forma, uma estratégia por ser muito útil para atender um dos dois objetivos, mas dificilmente atenderá os dois de forma simultânea.
O segundo ponto para atentar é definir quem será o público-alvo, pois assim a estratégia será mais eficiente e o investimento será melhor utilizado.
Por terceiro, temos a escolha do canal de comunicação, que pode ser através das redes sociais ou anúncios patrocinados no Google Ads.
Por exemplo, se o objetivo for a captação de clientes, a forma mais rápida de se obter retorno são os anúncios patrocinados no Google Ads. De outra banda, se o objetivo é fortalecer a marca do escritório, talvez a melhor alternativa seja fazer conteúdo para redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn.
Por fim, definir um orçamento mínimo que o escritório estaria disposto a investir todos os meses, não importando a situação. Observe que é importante manter uma constância, seja na criação de conteúdo, seja no investimento em anúncios.
Tendências do Marketing Jurídico para 2023
Agora que já falamos sobre o marketing jurídico e como dar os primeiros passos, vamos tratar sobre as tendências para 2023.
Com estratégias bem definidas, sabendo exatamente qual é o objetivo que o escritório busca alcançar, será mais fácil e eficiente dar os passos seguintes.
Dessa forma, os pontos que trataremos a seguir poderão ser implementados de forma conjunta ou separada. Tudo vai depender do tempo à disposição ou quanto o escritório está disposto a investir para um profissional fazer esse trabalho.
Tendência 01: Ter um perfil do Google Meu Negócio
Por incrível que pareça, muitos escritórios de advocacia ainda não possuem perfil nessa ferramenta gratuita do Google.
Neste artigo (clique aqui e abra em outra guia) eu falo com mais detalhes sobre a importância de estar presente no Google Meu Negócio.
De forma geral, basta pensar na forma que qualquer pessoa realiza uma busca no Google, seja para um restaurante, seja para um hotel. Quando o Google apresenta um resultado, geralmente após as três primeiras opções, o buscador aponta para os locais mais próximo ao usuário que fez a pesquisa.
Isso significa um grande potencial para escritórios captarem clientes em sua cidade ou região, principalmente em municípios com poucos habitantes.
Além disso, o Google Meu Negócio possui a função de feedback, onde um cliente pode ir ao perfil do escritório e fazer um comentário acerca do atendimento. Esses depoimentos, por sua vez, servirão como uma boa prova social para possíveis novos clientes.
Neste artigo (clique aqui e abra em outra guia), eu te ajudarei a colocar as principais informações no seu perfil do Google Meu Negócio. Caso o seu escritório ainda não possua um perfil, nesse mesmo artigo eu apresento o passo a passo para você criar.
Agora que você já sabe dessa tendência, tente riscá-la o mais breve possível da sua lista de tarefas para captar mais clientes em 2023.
Tendência 02: Ter uma landing page de um serviço jurídico
As landing pages são diferentes dos websites institucionais. Neste artigo (clique aqui para abrir em outra guia) eu explico em detalhes a diferença entre as LP’s e websites.
Em síntese, a landing page se trata de uma única página, cujo objetivo é fazer com que a pessoa que ali entrou, clique em um dos botões – chamados de Call To Action, ou CTA -, e entre em contato com o escritório, seja para falar com o advogado, seja para falar com o setor comercial, que buscará convertê-la em um cliente.
Entretanto, as páginas precisam seguir alguns requisitos importantes para se obter uma boa taxa de conversão – cálculo entre o número de acessos na página e o número de usuários que clicaram no botão para falar com o escritório.
Velocidade
A landing page precisa abrir em menos de 2 segundos. Nesse sentido, ter uma hospedagem em servidor dedicado e localizado no Brasil ajudará no desempenho, e fará a página abrir num piscar de olhos. Inclusive, segundo a DashGoo, 40% das pessoas abandonam qualquer site que demore mais de 3 segundos para carregar.
Responsividade
A página precisa se adaptar em qualquer dispositivo, ou seja, precisa abrir em uma versão para computador e, principalmente, em uma versão para celular. Esse site, por exemplo, segundo as métricas disponibilizadas pelo Google Analytics, apontam que mais de 60% dos acessos são feitos através do celular.
Informações claras
Parece óbvio, mas muitos profissionais ignoram o fato de que a página precisa conter as informações sobre o serviço jurídico oferecido. Ter uma frase chamativa na primeira dobra da página é essencial para ajudar o usuário na identificação de como o escritório poderá ajudá-lo.
Botões de contato
Os chamados Call to Action – CTA, ou botão para ação, são os botões com frases do tipo: “Fale agora com um advogado” ou “Falar pelo WhatsApp”. Eles deve estar localizados em lugares estratégicos na página: na primeira dobra, abaixo da descrição dos serviços e no final da página. Além disso, devem estar destacados com um cor chamativa, geralmente em verde para criar uma correlação com o WhatsApp.
Otimizadas com palavras-chave
Colocar as palavras pelas quais os usuários pesquisam no Google ajudará a página no ranqueamento, ou seja, quando alguém realizar uma pesquisa pelo serviço descrito na página, o buscador poderá colocar a landing page como resultado para aquela pesquisa.
Tendência 03: Anúncios patrocinados no Google Ads
Embora não seja a única alternativa de marketing jurídico, os anúncios patrocinados são uma ótima forma de alavancar a sua advocacia. Isso porque os anúncios poderão aparecer no momento em que uma pessoa está pesquisando e necessitando de um serviço oferecido pelo seu escritório.
Nessa perspectiva, uma landing page com os requisitos mencionados acima, será impulsionada com os anúncios no Google Ads.
Ao criar uma campanha para determinado serviço jurídico, direcionando-o para uma landing page sobre o serviço, as chances de converter essa pessoa são muito altas.
Muitos escritórios e advogados autônomos já entenderam que essa é uma ótima forma de se obter retorno rápido com pouco investimento.
Por outro lado, como muitos profissionais estão utilizando essa estratégia, o custo por clique – CPC, pode ser bastante alto a depender do serviço jurídico oferecido. Por exemplo, um anúncio para a palavra-chave “advogado criminalista” pode custar mais de R$ 10,00 o clique, pois se trata de uma palavra concorrida, porque muitos advogados anunciam para essa palavra, e também porque é notório que esse serviço é de urgência, ou seja, uma pessoa que pesquisa pelos serviços de um advogado criminalista tem sua jornada do cliente muito breve, e pode contratar o profissional logo no primeiro contato.
Em síntese, anunciar no Google Ads é uma enorme vantagem para o escritório, pois você estará praticamente pagando para o Google indicá-lo para que está precisando dos seus serviços.
Assim, ter uma página rápida, com informações precisas, botões de contato bem localizados e um anúncio chamativo (seguindo as regras da OAB), a tendência é que seu escritório receba inúmeros contatos.
Tendência 04: Artigos jurídicos SEO no blog
Se a maior desvantagem dos anúncios pagos no Google Ads é ter que fazer um investimento para aparecer – pois, no momento que você deixa de investir dinheiro na plataforma, seus anúncios param de rodar -, a solução está numa tendência que no longo prazo será muito benéfica para o escritório.
Os artigos otimizados em SEO são ótimos artifícios para o escritório receber visitas de pessoas sem ter que gastar um centavo para isso. Neste artigo (clique aqui para abrir em outra guia) eu explico com mais detalhes sobre o funcionamento dos artigos jurídicos SEO.
Essa estratégia consiste na criação de um blog no site do escritório, com artigos específicos sobre os serviços jurídicos que são oferecidos.
Por exemplo, se o escritório possui uma forte atuação em Direito do Trabalho, o blog pode ter vários artigos explicando os mais diversos direitos dos trabalhadores. Quanto mais artigos, maiores são as chances do Google mostrar o seu blog como resultado de uma pesquisa.
A otimização em SEO, que é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization“, e significa “otimização para mecanismos de busca”, nada mais é do que a utilização de estratégias e técnicas de otimização do blog com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico, ou seja, gerar mais tráfego para o site sem ter que investir em anúncios.
Dessa forma, uma vez que o artigo SEO é publicado no blog do escritório, ele poderá gerar tráfego eternamente enquanto o site estiver no ar.
Conclusão
Como vimos, ao usar estratégias de marketing jurídico, é possível aumentar o alcance da sua advocacia, seja por meio de estratégias sem investimento financeiro – Google Meu Negócio e Artigos SEO -, seja por meio de estratégias com investimento em Google Ads e na criação de landing pages.
Nesse sentido, não há dúvidas de que é plenamente possível incluir o marketing jurídico na agenda do escritório em 2023, dando os primeiros passos através da criação do Google Meu Negócio, por exemplo, e a partir daí, pensar em investir algum recurso para as demais tendências.
Aliás, se você quiser se aprofundar mais sobre o tema do marketing jurídico, recomendo uma visita a este artigo: Marketing para Advogados: Estratégias para Captar mais Clientes
Seguindo essas tendências, certamente 2023 será um grande ano para a sua advocacia.