Conheça as 5 dicas valiosas de Google para Advogados. Se você ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio, clique aqui e conheça essa ferramenta gratuita do Google.
Se o seu escritório de advocacia já possui um cadastro na ferramenta, esse artigo é para você!
O primeiro passo para levar a sua advocacia para o digital você já deu. No entanto, não basta apenas ter um perfil do escritório dentro da ferramenta. Pois isso não traz nenhuma garantia de que os usuários entrarão em contato com o seu escritório, ou que eles encontrarão o seu perfil quando pesquisarem no Google.
Por essa razão que eu preparei esse artigo com 5 dicas valiosas que irão te ajudar a deixar o perfil do seu escritório mais atraente para os usuários e para o próprio Google. Afinal de contas, sempre que um usuário realiza uma pesquisa, é o Google quem decide se mostrará o seu perfil ou não.
As dicas a seguir são embasadas no suporte do Google Meu Negócio, uma vez que a própria ferramenta aponta quais são as principais características de um perfil bem avaliado para ser mostrado ao usuário.
Vamos lá?
1. Crie postagens toda semana
Essa é uma dica importante, pois o Google sempre dá prioridade para estabelecimentos que estão mais atualizados na ferramenta. E isso é bastante óbvio, pois o Google não está só preocupado com a sua experiência na utilização da ferramenta, ele também está preocupado com a experiência do usuário que realiza a pesquisa.
O maior objetivo do Google é apontar a melhor opção para o usuário que escolheu fazer a pesquisa no Google e não em outro buscador. Portanto, não pense que a ferramenta será boazinha e exibirá o seu perfil só porque você cadastrou o seu escritório ali, ela quer mostrar ao usuário algo atualizado.
É justamente por isso que existem as opções de atualização e postagens no Google Meu Negócio. Através dessas funcionalidades, estabelecimentos comerciais podem criar ofertas e manter seus clientes informados. Como na advocacia você não pode criar ofertas, você criará atualizações e postagens.
Sobre o que postar?
Considero a existência de duas formas de postagens.
A primeira é criar uma réplica do que você costuma publicar nas redes sociais do seu escritório. Por exemplo, se você faz uma publicação no Instagram, pode replicar no Google Meu Negócio do seu escritório. Dessa forma você manterá a ferramenta sempre atualizada, sem a necessidade de criar um conteúdo específico para ela.
A segunda forma é criar publicações específicas. Se você costuma publicar artigos para gerar engajamento com o seu público alvo, faça isso no Google Meu Negócio também. Crie uma arte para postar e no link da postagem cole o endereço do artigo.
2. Crie um link API do WhatsApp
No meu curso Google Meu Negócio para Advogados eu ensino como colocar um link API do WhatsApp na ferramenta. Se você ainda não conhece o meu treinamento gratuito, clique aqui e conheça!
A verdade é que os usuários que estão pesquisando no Google não querem perder tempo e nem gastar dinheiro. Por isso, o seu perfil deve estar com as informações completas na ferramenta e possuir um link API para o usuário entrar em contato com o seu escritório através do WhatsApp.
Oferecer essa possibilidade para o usuário é fundamental por dois motivos:
1 – O usuário não terá que gastar dinheiro ligando para o seu escritório. Esteja ciente de que a maioria dos brasileiros possuem telefone pré-pago, ou seja, esse usuário não vai ligar para o seu escritório e gastar o saldo que ele usa para acessar a internet, ele continuará procurando por outro escritório que não seja necessário gastar com ligação;
2 – O usuário poderá entrar em contato com o seu escritório em qualquer lugar a qualquer momento. Isso porque ele pode digitar no WhatsApp mesmo estando dentro de um ônibus em movimento e lotado. Enquanto que na ligação ele teria que procurar um local calmo para poder falar.
3. Tenha fotos atualizadas
Se o seu escritório ainda não possui fotos na ferramenta, a hora de fazer isso é agora!
Experimente publicar fotos do seu escritório, seja da parte interna ou externa, e veja o resultado.
O Google busca sempre apresentar ao usuário um local que possua o maior número de informações, e ao publicar as fotos do seu escritório, você estará mostrando para o Google que ele realmente existe.
Além disso, você pode publicar fotos dos profissionais que atuam no seu escritório, aumentando ainda mais a credibilidade para os usuários que encontrarem o seu perfil na ferramenta.
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4. Peça a avaliação de clientes
A avaliação de clientes no Google Meu Negócio nada mais é do que o velho “marketing do boca a boca“, só que agora de uma forma totalmente digital e com um alcance global.
A prova social que muito se utiliza no marketing digital é uma grande influenciadora na tomada de decisão, pois no momento que o usuário observar que várias pessoas já foram atendidas pelo seu escritório e que você já solucionou os casos delas, certamente o seu escritório é o que o ele está procurando.
Por isso não deixe de pedir aos clientes que eles façam uma avaliação do seu escritório na ferramenta e, se possível, deixar um pequeno comentário lá.
Se você não sabe como fazer para compartilhar o link de avaliação, não se preocupe, eu ensino tudo isso no meu curso.
5. Ative a funcionalidade das mensagens
Essa é uma das funcionalidades mais interessantes da ferramenta.
Ela possibilita que o usuário entre em contato com o seu escritório através de mensagem na própria plataforma, sem a necessidade de fazer uma ligação ou utilizar outra ferramenta.
No entanto, você precisará instalar o aplicativo do Google Meu Negócio no seu aparelho celular, e o mais importante, estar disponível para responder o usuário de forma rápida, pois ele estará em contato com o seu escritório no momento da busca.
Assim, caso a sua resposta seja demorada, ele provavelmente já terá encontrado outro escritório para sanar suas dúvidas e, quem sabe, até contratado seu concorrente.
Conclusão
A ferramenta Google Meu Negócio é totalmente gratuita e fácil de utilizar.
Segundo o Google, estabelecimentos que estão cadastrados na ferramenta possuem até 70% a mais de chances de receber a visita de um cliente, simplesmente porque estarão aparecendo nas pesquisas.
Para utilizar essa ferramenta não é necessário qualquer conhecimento prévio ou possuir um website, por exemplo. O seu escritório terá a possibilidade de aparecer no Google sem ter que gastar um centavo para isso.