Uma das grandes dúvidas que permeiam a advocacia no mundo digital é a questão: Ter ou não ter um site para o escritório? Neste artigo, apresentarei os pontos essenciais sobre o website para advogados e suas vantagens para o desenvolvimento no marketing jurídico digital.
Em um contexto de grande desenvolvimento tecnológico, em que grande parte da população está conectada à internet – mais de 70% dos brasileiros, para ser mais exato -, torna-se crucial a presença online do advogado. Muito embora existam alternativas como as redes sociais, essa presença não deve ficar limitada apenas a essas redes. Isso porque as redes sociais são ferramentas de terceiros, ou seja, pertencem a empresas que podem limitar o alcance do público ou até mesmo, em casos extremos, impor políticas que tornarão difíceis a permanência por lá.
Nesse ponto de vista, podemos usar a analogia de que as redes sociais são lugares em que o profissional do direito seria um simples locatário, enquanto que o site seria sua casa própria, um lugar com suas regras próprias, onde poderia ser feito qualquer coisa, como utilizar sua própria paleta de cores, sua própria tipografia, entre outras.
Temos, portanto, a primeira grande vantagem do website para advogados: um lugar na internet em que o profissional pode chamar de seu. No entanto, essa não é a única vantagem, como veremos ao longo desse artigo.
A diferença entre o site para advogados e redes sociais
A diferença entre os sites e as redes sociais é que esta é uma ferramenta de terceiros, enquanto o site é uma ferramenta própria.
Porém, ao analisarmos mais a fundo, veremos que existem outras diferenças entre esses dois tipos de ferramentas, que listarei logo abaixo, com a sua devida descrição:
Conteúdos que se perdem no feed
As redes sociais, como sabemos, possuem suas regras próprias e também seu design próprio, como, por exemplo, suas cores, tipografia e formato.
Tanto o Facebook, Instagram, Tik-Tok e outras redes possuem como formato o “feed”, que nada mais é do que uma espécie de linha do tempo, em que os usuários encontrarão sempre os conteúdos atualizados das pessoas que seguem. O objetivo disso é fazer com que os usuários estejam sempre compartilhando momentos atuais e fiquem o máximo de tempo em suas redes sociais.
Por outro lado, isso pode ser um grande prolema para os profissionais que compartilham conteúdos educativos, uma vez que publicado esse conteúdo, ele logo se perderá em meio a tantos outros milhões de conteúdos publicados na rede.
Caso prático
Imagine que você seja um advogado atuante na área de direito do consumidor e cria conteúdo educativo, de modo a elucidar questões jurídicas para seu público-alvo. Dessa forma, vamos supor que um usuário esteja no ônibus, a caminho de seu trabalho e encontra seu conteúdo na rede social e se interessa, pois, aquele conteúdo acabou de sanar uma dúvida sua. No entanto, ao chegar no trabalho, ele não mais encontrará seu conteúdo, ou, na melhor das hipóteses, gastará um tempo para encontrá-lo novamente, se encontrar.
Quando se tem um site, o profissional poderá direcionar esse usuário da rede social para uma página do blog do escritório, por exemplo, onde ele terá o conteúdo mais esclarecedor, e onde, principalmente, terá inúmeros botões e formas para esse usuário entrar em contato com o escritório. Dessa forma, o usuário, que antes não encontraria o conteúdo ao voltar a acessar a rede social, agora terá o conteúdo na página do seu navegador, e quando acessar novamente, no seu trabalho, ou no conforto de sua casa, poderá entrar em contato com o escritório através das ferramentas na página.
Experiência do usuário de acordo com o objetivo do escritório
Outra grande diferença está na identidade visual. Nas redes sociais, o máximo que pode ser feito são as artes levar as cores e tipografia do escritório. Porém, nada além disso, o escritório não tem a possibilidade de alteração em layout, ou qualquer outra coisa que possa facilitar a experiência do usuário. A experiência do usuário é voltada para a necessidade da empresa dona da rede social, que é a de manter o usuário o máximo de tempo conectado.
Se o objetivo do escritório de advocacia é informar e educar o usuário, fazendo com que ele descubra que está com um problema, e que esse problema pode ser resolvido por meio dos serviços jurídicos do escritório, o site é a melhor alternativa.
Um exemplo disso são os artigos novamente.
Dessa forma, o escritório pode criar conteúdos educativos no formato de um funil, por exemplo, trazendo os usuários por uma curiosidade, e apresentando outros conteúdos que venham elucidar suas dúvidas, e, a partir disso, apresentar-se como autoridade e mostrar-se como uma solução para aquele problema.
Veja, a título de exemplo, um funil de conteúdos para direito do trabalho:
Artigo 01 – Lugar insalubre ou perigoso, o que você, trabalhador precisa saber
Neste artigo, o escritório buscará esclarecer quais são as diferenças entre os dois tipos de adicionais, e quais são os direitos do trabalhador. Aqui, o objetivo é trazer os usuários que trabalham em empresas, e não sabem se tem tal direito ou não, ou seja, a ideia aqui é esclarecer e educar o usuário.
Artigo 02 – Lugar insalubre e seus direitos como empregado
Este artigo estará como sugestão para leitura na página do artigo anterior. Assim, aquele empregado que leu o artigo 01 e identificou que, provavelmente, trabalha em um local insalubre, lerá o artigo 02 para saber mais sobre seus direitos, e já passará a enxergar o escritório ou advogado como uma possível autoridade nesse assunto, pois está sanando diversas dúvidas suas, mesmo sem ter que entrar em contato com o escritório.
Artigo 03 – Adicional de insalubridade, veja como conseguir
Neste artigo, o objetivo principal é fazer com que o usuário, que já leu os dois artigos anteriores e identificou que trabalha em um local insalubre, entre em contato com o escritório de advocacia para saber mais como fazer para ter acesso ao adicional e quais são os procedimentos. No fim, esse usuário já entrará em contato com o escritório com poucas dúvidas e quase pronto para a conversão de usuário para cliente.
Obviamente, esse funil é apenas um exemplo do que pode ser feito em um site através da criação de artigos com técnicas de SEO.
Site para advogados serem encontrados na internet
Quando falamos em internet, devemos levar em consideração que o principal buscador atualmente é o Google. Segundo o Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, o que representa mais de 92% das pesquisas realizadas na internet. Isso é muita coisa!
Dessa forma, ter um website torna-se essencial para o advogado, seja para ter domínio sobre o que quer publicar, seja para ser encontrado em meio aos milhões de buscas na internet.
Muitos profissionais ainda acreditam que publicar artigos educativos e informativos em plataformas de terceiros é uma maneira mais econômica e fácil quando comparado a manutenção de um website profissional.
Entretanto, alguns pontos precisam ser observados para ver se realmente é vantagem ou não.
Controle do tráfego no site para advogados
Quando o profissional publica seus artigos em sites de terceiros, ele não tem controle algum sobre os dados de acessos dos usuários.
Além disso, uma das consequências dessa publicação em site de terceiros é a perda de competitividade. Pois, com um artigo publicado no próprio website, o advogado teria acesso à quantidade e aos dados dos usuários, o que permitiria o uso do remarketing.
Outra desvantagem é a de estar trabalhando – mesmo que de forma inconsciente – para outra empresa. Observe que, embora o advogado não pague para publicar em portais de terceiros, ele despende de tempo para a criação do artigo. Por outro lado, esses portais faturam com a publicidade através do Google Adsense, que é do que a monetização para a veiculação de propaganda.
Assim, a empresa proprietária do portal não tem custos com a criação de artigos (pois os advogados produzem e publicam), apenas com a manutenção do portal (custos com hospedagem e atualização), e recebem milhares de acessos por dia.
De acordo com alguns portais, o Google Adsense paga em torno de 68% do valor do anúncio ao proprietário do site. Nessa perspectiva, se um anúncio pagou R$ 1,00 para aparecer naquele site, o proprietário ganhou R$ 0,68 pela veiculação daquele anúncio. Agora, você pode fazer o cálculo baseando em milhares de acessos ao portal que você publica seu artigo.
É justamente por isso que eu sempre defendo que o advogado crie artigos jurídicos para a publicação no próprio website. Assim, o advogado terá controle dos acessos – e poderá fazer remarketing -, além de estar criando um banco de conteúdos que futuramente garantirá inúmeros acessos orgânicos no próprio website.
Demonstrar profissionalismo e autoridade
Assim como nos demais negócios, o público compra pelos olhos.
Com um website profissional o advogado ou escritório passará uma imagem profissional ao seu público-alvo. Não entenda esse conteúdo como uma crítica, apenas como um conteúdo que tem por objetivo abrir sua visão para o mundo digital.
Dessa forma, lém de ter uma página própria na internet, ele terá disponível um e-mail personalizado com o endereço de seu domínio. Dessa forma, se o endereço do site é www.advogado.com.br, o endereço do e-mail poderá ser [email protected].
Com isso, a imagem de profissional torna-se mais do que usar um e-mail cujo domínio termina com @gmail.com, por exemplo.
Faça um teste! Quantas vezes você entrou em alguma loja online e na hora de comprar, não ficou um pouco desconfiado ao ver que o endereço de e-mail terminava com gmail.com ou hotmail.com?
Assim é o consumidor no mundo digital hoje. Com tantos golpes na internet, eles tornam-se cada vez mais desconfiados e precavidos. Portanto, ter um website e um e-mail personalizado passa um ar de autoridade e profissionalismo.
Custo benefício a médio e longo prazo
Como demonstrado até agora, ter um website é essencial para o advogado produzir conteúdo. Além disso, ter layout e E-mail personalizado demonstra um ar de profissionalismo perante o cliente.
Até pouco tempo atrás o investimento para se ter um website era bastante alto para qualquer negócio. No entanto, com o desenvolvimento da tacnologia, surgiram ferramentas que tornaram a criação de websites profissionais mais baratos, mesmo sem perder a qualidade.
Hoje, mais de 50% dos websites são construídos dentro da plataforma do WordPress. Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará que grandes portais de notícias nacionais e internacionais são criados dentro do WordPress.
Além disso, ferramentas como o Elementor, desenvolvido em Israel, tornou a criação de websites um negócio muito simples e rápido de se fazer. Não à toa, que milhares de sites são desenvolvidos no mundo todo com essa ferramenta.
Por fim, o acesso à hospedagens de qualidade hoje em dia está muito maior do que alguns anos atrás. Se citarmos as hospedagens compartilhadas – que hoje existem centenas – nós podemos dizer que para se ter um site hoje em dia custaria menos de R$ 100,00 por mês.
Assim, criando 2 artigos jurídicos como os citados no sub-tópico acima, no final do ano você terá ao menos 24 artigos publicados em seu site. Em dois anos, você terá algo em torno de 48 artigos publicados. Quanto mais artigos publicados, maior o número de acessos.
Em questão de tempos o seu site estará gerando clientes de forma orgânica, ou seja sem qualquer investimento em propagandas. Imagine o quão satisfatório seria conseguir um cliente a partir de um artigo publicado há 6 meses atrás. Com um website isso é totalmente possível, pois o conteúdo ficará lá ad aeternum.
Tráfego pago e tráfego orgânico
Ademais, caso o advogado queira agilizar o processo para conquistar mais clientes, ele poderá aliar o tráfego pago com a criação de conteúdo orgânico. Assim, tendo controle do público que acessa o seu site, a partir dos artigos, ele poderá fazer remarketing, por exemplo.
Com alguns dados de acessos, ele poderácriar uma campanha de tráfego pago para um público semelhante ao que acessa seus artigos.
Por fim, ele poderá criar campanhas para alcançar mais pessoas que estão buscando pelas dúvidas que seus artigos respondem. Dessa forma, a partir dos artigos e do tráfego pago, o advogado poderá conquistar mais clientes em um curto espaço de tempo.
Conclusão
Vimos que ter um site é de grande importância nos dias de hoje. Mais de 70% da população está conectada na internet, e o Google é o maior buscador do mundo, com bilhões de pesquisas todos os dias.
Dessa forma, os advogados que possuem um espaço somente seu na internet, saem com enorme vantagem.
E agora que você já compreendeu a importância de se ter um website profissional, quero te convidar a conhecer a proposta de Websites Para Advogados por Assinatura, basta clicar no banner abaixo que você será redirecionado até a página.