Você já deve ter ouvido falar por aí que “anúncios pagos para advogados não é permitido pela OAB, e, que, se fizer isso, poderá ter problemas com a Comissão de Ética e Disciplina”. Pois bem, na verdade, isso é um grande equívoco e hoje o Provimento nº 205/2021 permite a “aquisição de palavras-chave” no Google (veja aqui), ou seja, está, sim, autorizado fazer tráfego pago com o objetivo de captar clientes que estejam buscando pelos seus serviços jurídicos na internet.
É uma falácia o argumento de que advogados não podem fazer marketing para atrair clientes, e, por isso, resolvi publicar este artigo para acabar de vez com essa dúvida de muitos profissionais.
Tenho certeza de que ao final deste artigo você compreenderá perfeitamente como funciona o tráfego pago (anúncios pagos) e buscará saber mais como implementar essa estratégia no seu escritório.
Anúncios pagos para advogados – O que é?
Em síntese, os anúncios pagos – conhecidos também pelo termo tráfego pago – são estratégias onde empresas oferecem um lance por determinada palavra para aparecer como resposta para uma busca efetuada no Google.
Por exemplo, quando alguém busca por “advogado em Porto Alegre”, certamente um escritório que anuncia no Google aparecerá como resposta para essa busca. Dessa forma o escritório pagará ao Google somente se o usuário clicar no link do anúncio (isso chamamos de CPC – custo por clique).
Veja que aqui já temos duas informações importantes.
Primeiro, que os anúncios já veiculados de acordo com uma palavra-chave. Nesse sentido, o anúncio não aparecerá para pesquisas que não estejam relacionadas ao termo informado ao Google.
A segunda informação importante é que você só pagará ao Google quando o seu anúncio for clicado. Essa é uma das grandes vantagens para quem anuncia no Google, pois, em tese, só pagará quando alguém interessado (possível cliente) clicar no seu anúncio.
No exemplo acima utilizamos a pesquisa por “advogado em Porto Alegre”. Com isso, os cinco primeiros resultados foram de escritórios anunciando no Google Ads. Eles pagaram alguma coisa? Não, pois eu não cliquei em nenhum dos anúncios.
As vantagens dos anúncios pagos para advogados
Como já vimos, uma das vantagens de anunciar no Google Ads é que só pagamos pelo clique no anúncio, mas existem outras vantagens.
Anunciar para um público específico
Quando anunciamos no Google Ads, temos à disposição diversas opções para tornar o anúncio mais eficiente. Uma delas é a opção de público, onde informamos ao Google que os anúncios deverão aparecer somente para determinado gênero e faixa etária, por exemplo.
Nesse aspecto, vamos usar o exemplo de um escritório que trabalhe na área de direito de família, em casos de pensão alimentícia. Poderíamos limitar o anúncio ao público feminino, com idade a partir dos 18 anos e termos “advogados pensão alimentícia“.
Anunciar para um local específico
Mais uma grande vantagem em anunciar no Google Ads está no fato de poder escolher em quais regiões você quer veicular o anúncio. Isso é de grande valia para escritórios que atuam apenas em um Estado e querem captar clientes próximos. Ademais, os anúncios também podem ser veiculados para o Brasil inteiro, permitindo que o escritório tenha inúmeras oportunidades.
A escolha por anunciar para apenas uma região vai de acordo com os objetivos do escritório e o momento em que se encontra.
Por exemplo, de nada adianta fazer anúncios para uma área de atuação para o Brasil inteiro se o escritório não possui corpo para isso. O que eu quero dizer é que, para ser efetivo esse investimento para o Brasil inteiro, o escritório deve ter uma boa organização administrativa para atender todos os contatos, bem como profissionais dispostos para esses atendimentos. Caso contrário, será dinheiro posto fora em anúncios no Google Ads.
Dessa forma, um conselho que costumo dar aos clientes que atendo, é começar anunciando para sua região. Compreendendo que pode aumentar o número de clientes, aumenta-se a abrangência dos anúncios. Assim, começa pela região, aumenta para o Estado, após para os Estados vizinhos e assim por diante, sem comprometer a qualidade e o recurso financeiro.
Anunciar para áreas de atuação específicas
Essa vantagem, de certa forma, se complementa com o público específico. Entretanto, há áreas de atuação em que o público será geral, e, por isso, vale a pena destacar essa vantagem dos anúncios por áreas específicas.
Além disso, essa estratégia pode ser aplicada quando o escritório quer captar clientes para demandas nas quais o escritório não quer divulgar em seu website.
Dessa forma, é possível que um escritório que busca ser autoridade na área de Direito do Trabalho, anuncie para possíveis clientes em Direito de Trânsito, por exemplo. E por que ele faria isso? Ora, pois algumas ações de direito de trânsito trazem retornos mais rápido e não demandam tanta carga horária. Mas, veja bem, esse é apenas um exemplo. O importante é que você pode anunciar para qualquer área de atuação.
Assim, o escritório pode buscar clientes em áreas diversas, sem comprometer sua autoridade em outra.
Quanto custa para anunciar no Google Ads?
Essa é a pergunta que mais recebo quando possíveis clientes chegam até mim.
A resposta é: depende!
Pois, o valor pode variar bastante de acordo com alguns fatores, entre eles a região do anúncio e palavras-chave.
Entretanto, o valor mínimo para investir nos anúncios do Google Ads fica em um dólar, ou seja, hoje está na casa dos R$ 5,50.
Isso quer dizer que se eu colocar cinco reais já vou ter clientes entrando em contato? Absolutamente, não!
Como eu disse, os valores variam, e pode ser que investindo apenas cinco reais, o seu anúncio nem chegue a ser veiculado, pois algumas palavras chegam a custar até R$ 18,78, como é o caso para “advogado criminalista” em São Paulo, que possui uma média de 2.900 buscas mensais.
Vale a pena pagar esse valor por uma palavra-chave?
Mais uma vez a resposta é: depende!
No caso da palavra-chave “advogado criminalista”, a pessoa que está buscando por esse termo, possui urgência? Será que essa pessoa não fecharia com o primeiro escritório que entrar em contato?
Esses são alguns dos pontos que devem ser avaliados no momento de decidir se vale a pena ou não pagar uma quantia por uma palavra-chave.
Como anunciar no Google Ads
De forma geral, qualquer pessoa pode criar uma conta no Google Ads e fazer anúncios.
Entretanto, o “fazer anúncios” é apenas uma das partes em um processo que pode levar horas de implementação.
Para os anúncios serem algo eficiente para o anunciante, primeiro é necessário ter uma página de alta conversão, rápida – deve abrir em menos de 2 segundos, ter a TAG do Google instalada para saber quantas pessoas (e outras informações) entraram em contato a partir do anúncio, ter o Google Analytics instalado para captar dados importantes e analisar os dados diariamente, a fim de otimizar as campanhas e os anúncios.
Assim, você pode aprender sozinho a fazer todas as atividades, ou então contratar alguém para fazer esse serviço para vocês. Para isso, basta você analisar quanto custa a sua hora e ver se vale a pena dedicar tempo para aprender ou então terceirizar.
Terceirizar o trabalho
No entanto, se for terceirizar, preparei algumas perguntas básicas para você fazer ao possível contratado, a fim de que observe se ele possui, de fato, experiência sobre o assunto:
- Para qual página devemos anunciar? A resposta deveria ser: Devemos ter uma landing page de alta conversão e rápida, para levar o usuário com o objetivo de clicar em algum botão do WhatsApp ou preencher um formulário de contato;
- Se ele for fazer a página, peça um relatório em PDF do GTmetrix, com teste da página realizado no Brasil;
- Pergunte se ele instalará a TAG do Google e o Google Analytics na página para fins de metrificação dos dados;
- Pergunte de quanto em quanto tempo ele fará otimizações nos anúncios (já vi agências que criam anúncios e ficam mais de 30 dias sem mexer nele, o que traz grandes prejuízos, ainda que o anúncio esteja levando clientes, pois há sempre algo para melhorar com base na análise dos dados);
- Por fim, os relatórios serão quinzenais ou mensais?
Mas, por que essas perguntas?
Essas perguntas ajudarão, primeiro a ter uma noção do conhecimento do contratado, e você verá na resposta e na voz.
Segundo, porque são os principais pontos que devem, de forma obrigatória, ser entregues para um cliente que está investindo em anúncios no Google Ads.
Hoje eu atendo clientes que já tiveram contrato com grandes agências que faziam anúncios para a página inicial do website – o que é o maior erro, pois o usuário terá muitas informações e sairá da página sem clicar em qualquer botão de contato. Além disso, tenho que clientes que recebiam os relatórios via mensagem no WhatsApp, com inúmeras incongruências, pois, ao ser contrato, eu sempre faço uma auditoria antes de iniciar o trabalho (caso esteja vindo de outra agência).
Enfim, caso esteja interessado nesse tipo de serviço, posso lhe ajudar com toda certeza.
Conclusão
Nesse artigo vimos que o tráfego pago através do Google Ads é permitido pela OAB, a partir do Provimento nº 205/2021.
Vimos que os anúncios são importantes para levar até o escritório apenas aquelas pessoas que estão buscando pelos seus serviços.
E, por fim, vimos que, dependendo do momento em que o escritório se encontra, investir em anúncios pagos no Google pode aumentar ainda mais o faturamento.