Website ou Landing Page para Advogados?

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Website ou Landing Page para Advogados
Resumo do artigo
Você sabe qual a diferença entre website e landing pages? Neste artigo vamos compreender quais são as diferenças entre esses tipos de páginas na internet, como elas podem ajudar o seu escritório de advocacia a captar mais clientes e, principalmente, quais os cuidados que você deve ter ao contratar esse serviço.
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Sumário

Neste artigo (confira aqui) foi possível compreender a importância de ter um website profissional para o seu escritório. Entretanto, há também a opção das landing pages para escritórios de advocacia captarem mais clientes. E neste artigo, vamos esclarecer as principais diferenças entre essas páginas e, no fim, avaliar qual seria a melhor opção: website ou landing page para advogados?

Contudo, vale ressaltar que a melhor opção será aquela que se encaixar no perfil e momento do escritório. Afinal de contas, não existe uma receita de bolo para o marketing jurídico, e, o mais importante de tudo é sempre testar as opções disponíveis no mercado.

O que você precisa saber antes

Caso você esteja lendo um artigo do meu site pela primeira vez, é importante destacar que por aqui você encontrará diversos artigos sobre marketing jurídico no digital e estratégias para captar mais clientes através da internet.

Com o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais fácil o seu escritório atender clientes de todo o Brasil. Além disso, com o aumento constante no número de advogados, estar presente na internet tornou-se uma necessidade, e não mais um luxo como anos atrás.

De fato, a forma de captar clientes mudou, e quem não se atualizar, corre o risco de ficar para trás da concorrência e perder potenciais clientes para advogados vizinhos, simplesmente pelo fato de este estar bem posicionado na internet.

Dessa forma, a expressão “quem não é visto não é lembrado” faz total sentido nos dias de hoje. Quer ver?

Imagine uma pessoa que está precisando de um advogado trabalhista, aí na sua cidade mesmo. Antigamente, essa pessoa pediria indicações para vizinhos, amigos e pessoas próximas – alguém que ele soubesse já ter passado pela mesma situação que está passando agora. No entanto, hoje essa pessoa não precisa mais perguntar para ninguém, porque ela tem o mundo em suas mãos. Através do celular, ela poderá pesquisar no Google e receber inúmeras indicações, e o melhor, indicações de advogados próximos ao lugar em que ela pesquisou.

Observe que hoje as pessoas confiam muito mais nas indicações do Google do que de outras pessoas. Basta você pensar nas últimas escolhas de restaurantes, bares e hotéis da sua última viagem. Tenho quase certeza de que a maioria de vocês, leitores, fez uma pesquisa rápida no Google e investigou quantas estrelas o local tinha no Google Meu Negócio e quantos comentários positivos o local tinha.

Aliás, o primeiro passo que você precisa dar, antes mesmo de ter um website, é ter o seu perfil no Google Meu Negócio. Confira aqui e aqui os artigos que já escrevi sobre essa ferramenta gratuita do Google.

Site para Advogados

De maneira resumida, o website é o novo cartão de visitas do escritório. Porém, com um diferencial, esse cartão de visitas não ocupa espaço na carteira de ninguém e também não ficará acumulando pó nas gavetas das pessoas.

O website é o espaço onde o potencial cliente buscará as informações necessárias para contratar o seu escritório. Nele, o usuário terá acesso às informações sobre as áreas de atuação, quem são os advogados do escritório, de que forma o escritório atua em determinada área, e, principalmente, encontrará botões para entrar em contato rapidamente com alguém do escritório.

Geralmente, os websites possuem diversas páginas, sendo as mais comuns: página inicial, quem somos, áreas de atuação, áreas específicas, blog e contato.

A página inicial, por exemplo, é composta por informações resumidas de todo o website, com um layout atraente e como indicadores para chamar a atenção do usuário, induzindo-o a clicar e ir para outra página, como, por exemplo, uma página de uma área de atuação.

Outra questão muito importante dos websites são os artigos jurídicos SEO publicados no blog.

Através dos artigos publicados, é possível que o website obtenha destaque no Google, por meio de conteúdos relevantes, passando a ser indicado pelo buscador de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir qualquer valor no Google Ads para aparecer.

Pontos para prestar atenção no website

Embora o website seja composto por inúmeras páginas, isso não serve de desculpa para um carregamento demorado e layout que se adapta apenas em computadores.

Muitas pessoas tendem a pensar que o website por ter muitas páginas, terá seu carregamento afetado, e, consequentemente, levará muito tempo para mostrar todas as informações na tela do usuário. Contudo, isso não é 100% verdadeiro. Embora o website tenha que ser desenvolvido seguindo boas práticas de otimização, a hospedagem contratada é quem será a encarregada de apresentar boa parte desse resultado.

Portanto, além de seguir boas práticas, ter uma hospedagem no Brasil e de qualidade ajudará muito.

Ademais, outro ponto de extrema importância diz respeito ao layout do website. De imediato, devemos nos atentar que o Brasil, só em 2020, possuía mais de 152 milhões de usuários de internet, sendo que destes, mais de 90% acessa à internet por meio dos dispositivos móveis (celulares).

Dessa forma, torna-se mais do que necessária a adaptação do website para todos os dispositivos, sejam eles computadores, celulares ou tablets. Isso significa dizer que o website deve ser responsivo, e apresentar um layout atraente em qualquer meio pelo qual o usuário acessar.

Websites por Assinatura para Advogados

Pontos Positivos para o Site para Advogados

  • São mais eficientes quando o assunto é apresentação do escritório para fins de contratação por empresas, uma vez que no website esse possível cliente terá informações preciosas como a história do escritório, fundadores e da banca;
  • Possibilita a inserção de artigos jurídicos educativos, a fim de educar possíveis clientes e também para demonstrar a experiência do advogado ou do escritório em suas áreas de atuação;
  • Com a inserção de artigos jurídicos, torna possível a geração de tráfego orgânico, ou seja, o website possui mais chances de aparecer para milhares de usuários que pesquisam diariamente por determinados conteúdos na internet;
  • É um excelente meio para aumentar a valorização da marca do advogado ou escritório.

 Landing Page para Advogados – LP’s

As landing pages são bem diferentes dos websites.

Essas páginas, também conhecidas como páginas de aterrissagem, possuem um único objetivo, converter o usuário que a acessou em um cliente. Nesse aspecto, as landing pages são muito utilizadas, e até mesmo recomendadas, para a realização de anúncios patrocinados no Google.

Aliás, não sei se você já sabia, mas agora é possível fazer tráfego pago para captar mais clientes. Dessa forma, os profissionais poderão fazer anúncios no Google Ads, conforme dispõe o Provimento 205/2021 (Veja Aqui).

Com isso, vamos imaginar o seguinte cenário:

O seu escritório atua nas áreas de direito previdenciário. No entanto, sabemos que no direito previdenciário existem diversos serviços que podem ser prestados, por exemplo, planejamento previdenciário, solicitação de aposentadoria, revisão de benefícios previdenciários, etc.

Agora, você não concorda que seria mais eficiente criar uma página para cada um desses serviços citados acima? Ora, se você encaminhar um usuário para uma página comum do site do escritório, ainda que contenha a relação de todos esses serviços acima, o usuário teria muita informação e isso dificultaria sua tomada de decisão.

Entretanto, se esse usuário é direcionado para a página específica (vamos supor que ele esteja buscando um advogado para fazer uma revisão do benefício previdenciário), ele terá na sua frente apenas as informações acerca dessa área, e com diversos botões para entrar em contato com o escritório.

Essa é a grande diferença das landing pages para o website. Enquanto uma possui muitas informações, a outra possui somente as informações necessárias para fazer com que o usuário entre em contato com o escritório.

Landing Pages para Advogados

Pontos para prestar atenção nas LP’s

Embora sejam eficientes, elas precisam ser desenvolvidas com alguns cuidados, principalmente se forem criadas visando os anúncios patrocinados no Google.

A primeira coisa que a ser observada é o seu layout.

Uma landing page deve se adaptar em qualquer dispositivo, seja ele computador ou celular. Como já vimos antes, a maioria esmagadora da população utiliza celular para fazer pesquisas na internet.

O segundo ponto, é a sua velocidade para o carregamento.

Essa deve ser a segunda maior exigência sua quando contratar alguém para fazer uma LP ou mesmo um website. O tempo máximo para carregamento da página deve ser de 2 segundos, mais do que isso a sua página é considerada lenta.

Nesse sentido, diversos portais da internet comentam que mais de 80% dos usuários abandonam o site/landing page se não abrir em menos de 2 segundos.

Agora, imagine você pagando pelos anúncios no Google (onde um clique pode chegar a custar R$ 10,00) e a página demorar para carregar e o usuário sair antes disso. O Google não tá nem aí se o seu site ou página é lenta, pois o serviço (mostrar o seu anúncio para o usuário) foi realizado pelo Google. Assim, você acabou de perder R$ 10,00 em vão.

O terceiro ponto é a respeito dos CTA’s (Call To Action), as chamadas para ação.

É muito importante que você tenha na página os botões “Falar Agora Com Um Advogado”, “Fale Conosco Pelo WhatsApp”, entre outros.

Você precisa deixar claro para o usuário que ele caiu em uma página sobre tal assunto, e que ele deve clicar em determinado botão.

Por fim, o quarto ponto.

Metrificação dos dados!

De nada adianta você ter uma página bonita, rápida e recheada de CTA’s, se você não sabe quem clicou.

Esse é um erro bastante comum e que prejudica muito o desempenho, tanto dos anúncios quanto do investimento em Google Ads.

Por isso, é muito importante exigir que o seu website ou landing page tenha a TAG do Google instalada. Com isso, será possível mensurar os dados de acessos.

Pontos Positivos para a Landing Page

  • São mais baratas que a construção de um website;
  • Ficam prontas mais rápido que um website;
  • São mais eficientes para converter usuários em clientes.

Por fim, se você ficou interessado no conteúdo, eu preparei este artigo específico sobre Landing Page Para Advogados, que você poderá ler clicando aqui!

Conclusão

Ao longo desse artigo observamos que não é muito difícil colocar o escritório no mapa digital e aparecer no Google.

Vimos que é possível aparecer para possíveis clientes através das landing pages, por meio dos nos anúncios patrocinados.

Entretanto, prestar atenção nos pontos acima trarão enormes benefícios para se ter um website ou LP eficiente na captação de clientes na internet.

Não importa se o seu escritório estará na internet por meio de um website ou landing page. O importante é que você deve estar presente na internet a partir de hoje!

Comentário, Sugestões e Dúvidas
Sobre nós
Sobre nós

Claudemir Nascimento é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e desde 2017 atua diretamente com marketing digital voltado para a área jurídica.

Nos últimos 5 anos participou de inúmeros cursos e treinamentos sobre produtividade, criação de sites, landing pages, copywriter e tráfego pago, com diversas autoridades sobre esses assuntos, e tudo isso para poder aplicar nas estratégias de marketing em projetos de seus clientes do mundo jurídico.

Nesse blog você terá acesso ao conteúdo gratuito que poderá lhe auxiliar nos primeiros passos para colocar sua advocacia no mundo digital e alcançar cada vez mais clientes.

Em casos de dúvidas e questionamentos, não deixe de entrar em contato através do WhatsApp. Boa leitura!

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