Se você é advogado ou advogada, já deve ter pensado em escrever artigos jurídicos para educar e atrair mais clientes para o seu escritório. Entretanto, muitos profissionais fazem isso de maneira pouco eficiente, publicando seus artigos em sites de terceiros, deixando de gerar tráfego para o seu site.
Importante destacar que, ao gerar tráfego para o blog do escritório, é como se o leitor estivesse visitando o escritório, tirando suas dúvidas com o profissional que escreveu aquele artigo. Assim, as chances desse leitor clicar em um banner ou botão no artigo, e entrar em contato com o escritório, são infinitamente maiores do que ler o artigo em outro site ou plataforma.
Por isso, neste artigo você entenderá como funcionam os jurídicos nos websites, e, principalmente, a sua importância para aquisição de novos clientes.
Sites para Advogados
Antes de falarmos em blog, você precisa compreender que para tê-lo, você precisará ter um website profissional e responsivo. Em outro artigo já tratamos sobre as vantagens de se ter um website, e você pode lê-lo depois clicando aqui.
Em síntese, o escritório de advocacia que possui um website, possui um escritório virtual. Com um endereço na internet, seu escritório poderá divulgar todos os serviços que são prestados, como ele é realizado, quem são os profissionais que atuarão, entre outros benefícios. Além disso, com a estratégia certa, o escritório capta clientes de forma eficiente a baixo custo, e para isso, existem duas formas.
Estratégia de Anúncios no Google Ads
Uma das estratégias, e que é dispara a mais utilizada pelos escritórios de advocacia, são os anúncios pagos no Google Ads. Neste artigo tratamos sobre o Google Ads, e como ele pode ajudar o seu escritório, para ler depois, basta clicar aqui.
A estratégia do Googla Ads consiste em você adquirir palavras-chave para que seu anúncio apareça na hora em que uma pessoa esteja pesquisando pelo seu serviço.
Por exemplo, se você atua com direito de trânsito, pode adquirir a palavra-chave “advogado de direito de trânsito”, e criar um anúncio sobre esse serviço. Assim, quando uma pessoa pesquisar por esse termo, seu anúncio poderá aparecer, levando o usuário para uma página e entrar em contato.
A maior vantagem dessa estratégia é que você pagará somente se a pessoa clicar no seu anúncio. Dessa forma, é bem possível você fechar um contrato pagando menos de R$ 50,00, por exemplo.
Estratégia de Artigos Jurídicos SEO no Blog
A segunda estratégia, pouco utilizada pelos escritórios, trata-se da criação de artigos otimizados para o blog do escritório.
Nessa opção, o escritório terá um blog em seu site, com artigos sobre os assuntos que fazem parte de seu nicho de atuação. Assim, a longo prazo o escritório poderá receber inúmeras visitas de leitores e até mesmo fechar contratos, pois o leitor poderá ter sua dúvida sanada a partir do artigo, e clicar em um botão ou banner para falar com o escritório.
Dessa maneira, pode-se dizer que a estratégia de Artigos Jurídicos no Blog é duplamente eficiente.
Primeiro, porque o artigo ficará disponível por tempo indeterminado, e poderá até mesmo ser atualizado a qualquer momento. Com isso, quanto maior o número de artigos publicados no blog, maiores serão as chances do Google mostrar seu site em pesquisas de usuários.
Segundo, com os artigos disponíveis, o escritório poderá, em algum momento, optar se quer ou não continuar investindo em anúncios do Google Ads para aquele serviço do artigo, pois quanto maior o número de acessos, mais vezes o Google irá mostrar seus artigos, por considerar o seu blog como uma página importante da internet. E, justamente por isso, é essencial que o blog possua vários artigos publicados.
Artigos Jurídicos no Blog
Como visto, ter um site é fundamental, pois sem ele, não há blog. Agora vamos tratar especificamente dos artigos jurídicos no blog, tema desse artigo.
Os artigos jurídicos são peças fundamentais em estratégias de longo prazo para o escritório de advocacia. Falamos de longo prazo porque ele não gera resultados imediatos se comparado com o Google Ads. Pois, como vimos, ao adquirir uma palavra-chave, o seu anúncio começa a ser divulgado imediatamente.
Com os artigos jurídicos, o processo é um pouco mais lento, pois o Google terá que entender que o seu conteúdo é importante para seus usuários, e entre as formas que buscador compreende isso é pelo tempo que o leitor fica em seu blog.
Dessa forma, vejamos a alguns pontos de atenção para o seu Blog Jurídico ser mais eficiente.
Artigos Jurídicos com Palavras-Chave Importantes
Este é um ponto de muita atenção quando se está planejando os artigos que irão para o blog do escritório.
As palavras-chave são as palavras ou termos pelos quais os usuários estão pesquisando na internet. Para isso, existem algumas ferramentas para ajudar no processo.
Google Trends
Essa ferramenta gratuita do Google (Clique para acessar) permite que você veja o quão interessante é o tema que você pretende escrever, a partir da busca dos usuários no Google. Afinal de contas, para ser eficiente, o seu artigo tem que tratar sobre um assunto pelo qual os usuários estão pesquisando.
Na imagem abaixo, pode-se observar que o termo “pensão alimentícia” possui uma grande busca nos últimos 12 meses. Na mesma imagem, no canto inferior direito, pode-se notar ainda algumas pesquisas relacionadas em ascensão, ou seja, artigos sobre aqueles tópicos poderão aparecer mais vezes e de forma mais rápida.
Dessa forma, ao planejar um artigo jurídico para o blog, é importante fazer uma pesquisa acerca do tema para verificar a sua procura, a fim de torná-lo mais eficiente e receber vários acessos.
Ubersuggest
Essa é uma ferramenta freemium, que oferece serviços gratuitos e recursos adicionais, que fazem parte da versão paga.
O seu funcionamento é idêntico ao mencionado acima. Entretanto, ainda na versão gratuita, ele oferece mais informações relacionadas a palavra-chave, tais como: análise de concorrentes, concorrência da palavra-chave, volume de tráfego, tendências das buscas e dificuldade para o ranqueamento da palavra.
Além disso, a ferramenta aponta alguns sites que possuem as mesmas características do site do usuário que está fazendo a busca. Dessa forma, é possível encontrar até mesmo artigos sobre os mesmos temas, em sites concorrentes. Essa função dá margens para que você crie artigos melhores que os de seus concorrentes, por exemplo.
Para acessar a ferramenta, clique aqui.
Artigos jurídicos em conteúdo estrutural
Quando pensamos em escrever artigos jurídicos para o blog, é de extrema importância fazer um planejamento prévio. E, é nesse ponto que devemos mencionar o conteúdo estrutural.
O conteúdo estrutural está relacionado ao princípio de otimização SEO dos artigos, e significa que os artigos devem possuir uma relação entre si.
Por exemplo, esse artigo que você está lendo, podemos considerar como um conteúdo estrutural, pois, a partir dele, você receberá indicações para ler outros artigos aqui do blog, que estejam relacionados ao tema de “Artigos Jurídicos”.
A partir desse texto, vamos escrever mais artigos sobre “Otimização SEO para artigos jurídicos”, “Artigos jurídicos eficientes”, “como estruturar os temas dos artigos jurídicos”, e por aí vai.
Observe, os artigos não devem ser escritos apenas para alimentar o blog. Eles devem ser criados de maneira concatenada, instigando o leitor a acessar outros artigos relacionados ao que ele está lendo, ou seja, fazer com que o usuário permaneça mais tempo em seu site, demonstrando para o Google que o conteúdo é importante e que ele deve ser mostrado para mais pesquisas na rede.
Artigo para uma área do direito
Agora, pensando especificamente na área do direito, vamos supor que você esteja planejando criar artigos para a área de Direito do Consumidor, sobre cobranças indevidas.
Assim, eu poderia criar uma estrutura de 3 artigos jurídicos, com temas relacionados, cujos títulos seriam: a) Cobrança indevida no meu nome, o que fazer?; b) Cobrança indevida e danos morais, o que você precisa saber; c) Cobranças indevidas – Conheça os tipos mais comuns e o que fazer.
Com isso, em cada um dos artigos você colocará links para o usuário ler os demais artigos sobre o mesmo assunto, fazendo com que ele permaneça mais tempo em seu site. Ao fim, você ainda pode receber o contato desse leitor, uma vez que, através dos artigos, ele já está consciente do problema e que seu escritório possui experiência no assunto.
Banners no meio dos Artigos Jurídicos
Quando escrevemos artigos para o blog, tenha em mente que isso é uma forma de criação de conteúdo, portanto, uma forma de captação de clientes. Não há nada de errado, tampouco há proibição no Código de Ética e Disciplina da OAB.
Dessa forma, é fundamental pensar em banners para colocar no meio dos artigos, fazendo com que o leitor tenha facilidade para entrar em contato com o escritório.
É possível colocar banners com links que levem o leitor direto para o WhatsApp do escritório, e seja atendido imediatamente. Ainda, é possível colocar banners com links que levem o usuário para um formulário. Isso tudo vai depender da estratégia adotada pelo escritório.
Um belo exemplo dessa estratégia é o banner abaixo, aonde oferecemos o serviço de “Websites por Assinatura para Advogados”. Ao clicar no banner abaixo, você será redirecionado a uma página com todas as informações acerca do serviço, e terá todas as dúvidas sanadas, além de encontrar diversos botões para entrar em contato conosco.
Imagens relacionadas ao tema do artigo
Pode parecer óbvio, mas, de qualquer forma, precisa ser mencionado.
A primeira coisa pela qual os leitores irão acessar o seu artigo é pelo fato do título e texto. A segunda coisa que chamará a atenção do usuário são as imagens colocadas em meio ao artigo, bem como a imagem destacada do artigo.
Isso significa dizer: as imagens, obrigatoriamente, devem ter alguma relação com o artigo escrito.
Se você está escrevendo sobre direito de família, mais especificamente, sobre divórcio, a imagem que melhor representará o assunto será a de um casal que está conversando, provavelmente, com um fundo escuro, a fim de representar algo triste, por exemplo.
Portanto, além do título chamativo, você deverá pensar muito bem sobre as imagens que serão incluídas no artigo.
Títulos eficientes para os artigos jurídicos
Por fim, chegamos a outro ponto de extrema importância para o artigo jurídico receber maior destaque pelo Google.
Os títulos e subtítulos merecem muita atenção no momento em que o artigo está sendo escrito. Isso quer dizer, tendo selecionado a palavra-chave, ela deverá estar presente tanto no título do artigo quanto nos subtítulos.
Para escrever esse artigo, a palavra-chave selecionada foi a “Artigos Jurídicos”. Como pode-se ver, esse termo está presente no título do artigo e na maioria dos subtítulos do artigo.
Além disso, outro ponto importante é que devemos sempre colocar a palavra-chave como sendo a primeira palavra do título e subtítulo. Isso porque a nossa leitura é da esquerda para a direita, portanto, quando um usuário encontra um artigo, cujas primeiras palavras-chave do título estejam relacionadas a sua pesquisa, é bem provável que ele clicará no link.
Não por acaso, o título do presente artigo é “Artigos Jurídicos no blog para atrair mais clientes para o escritório”.
Conclusão
Como podemos ver, os artigos jurídicos no blog do escritório possuem grande relevância para atrair mais clientes, principalmente quando comparado aos artigos publicados em sites de terceiros.
A publicação de artigos jurídicos no blog do próprio escritório gera tráfego orgânico, fazendo com que no longo prazo, o escritório possa reduzir ou até mesmo optar por deixar de investir recursos financeiros em anúncios patrocinados no Google Ads.
Além de gerar tráfego sem investir dinheiro, os artigos jurídicos contribuem para o aumento da autoridade dos profissionais e do escritório, uma vez que os leitores terão suas dúvidas sanadas a partir da leitura, e, muitas vezes, poderão entrar em contato com o escritório para fechar um contrato.