Defina um orçamento para suas campanhas de anúncios
Definir um orçamento para suas campanhas do Google Ads é essencial, pois ajudará a acompanhar o quanto você está gastando e evitará custos inesperados. Após determinar o valor que você está disposto a gastar, divida-o para poderem ser alocados em campanhas individuais, de acordo com seus objetivos. Ademais, é importante acompanhar as alterações no custo por clique, pois isso poderá afetar seu orçamento geral.
Para isso, imaginemos que o escritório investirá R$ 1.000,00 em campanhas do Google Ads. Nesse sentido, poderíamos pegar dois serviços do escritório para focar nos anúncios: a) recuperação de CNH cassada; e b) revisional de contratos.
Observe, os dois serviços são apenas para fins de exemplo. Caberá a você, definir quais são os serviços que trarão resultados financeiros mais rápido para o seu escritório, sem demandar muito esforço e tempo dedicado ao processo.
Com isso, pode-se dividir o investimento de R$ 1.000,00 em duas campanhas de R$ 500,00 (ou então investir um pouco mais naquele serviço que você preferir).
Defina o alcance dos anúncios
Sabendo o seu limite financeiro à disposição para fazer os anúncios, o próximo passo é definir o alcance das campanhas. O motivo para isso é muito simples: com R$ 500,00 de gasolina, você conseguiria rodar o Brasil inteiro de carro?
A analogia acima deixa muito claro que para poder anunciar para todo o Brasil, você terá que investir muito mais do que R$ 500,00 em uma campanha.
Por essa razão, limite os anúncios, primeiramente, para a sua região de atuação, para só depois ir aumentando gradualmente o limite de alcance.
Outra razão para usar essa estratégia de limitação da região é pelo fato da concorrência. Limitando a nível de região, você estará concorrendo com um número menor de anunciantes, fazendo com que o anúncio seja mais eficiente naquela localidade, ou seja, apareça mais fácil para aquele público da região.
Por fim, na medida que os contatos vão aparecendo, a inteligência artificial do Google vai identificando quais são os clientes em potencial (pessoas que tendem a clicar no anúncio), e no momento que você for aumentando o limite de alcance, o Google usará essas informações para atingir um público mais qualificado. Isso vai te ajudar a não queimar dinheiro ao tentar descobrir um público qualificado a nível Brasil.
Escolha as palavras-chave com atenção
O Google Ads para Advogados é uma ótima opção para se receber contatos todos os dias. Entretanto, uma das coisas que prejudica a maioria das campanhas é a escolha equivocada das palavras-chave, seja por seu custo, seja por não representar aquilo que o usuário busca.
Dessa forma, é fundamental usar algumas ferramentas disponíveis de forma gratuita na internet, que farão a escolha ser mais assertiva.
A ferramenta mais indicada é a Ubersuggest.
Essa ferramenta oferece algumas dicas de palavras-chave para serem usadas, além de apontar o custo por clique, o que trará maior controle no planejamento das campanhas de anúncios.
Observe que a palavra “Advogado cnh cassada” poderia fazer parte da campanha de anúncio utilizada no exemplo do tópico anterior, para os serviços de “Recuperação de CNH cassada”. Nesse caso, estaríamos dispostos a pagar R$ 9,33 por cada clique?
O tópico a seguir ajudará na sua tomada de decisão entre pagar ou não pagar pela palavra-chave “advogado CNH cassada”.
Tenha uma página de alta conversão
Quando anunciamos no Google Ads, temos que ter em mente que o usuário que clicar no anúncio deve ser direcionado a uma página específica sobre o assunto do anúncio.
Para isso, usemos mais uma vez uma analogia.
Se um local faz um anúncio dizendo que o hambúrguer com bacon duplo está em promoção, o que você espera ao chegar no local?
Obviamente, você espera encontrar o hambúrguer anunciado com desconto.
Com os anúncios de Google Ads para Advogados não é diferente. Se você está anunciando um serviço, o usuário deverá ser levado para uma página específica sobre o serviço anunciado.
Esse é um erro muito comum entre os anunciantes de serviços jurídicos. Eles direcionam o usuário, ou para a página inicial do site ou para o WhatsApp do escritório.
Essa é uma estratégia muito equivocada, primeiro porque a página inicial possui muitas informações desconexas com o serviço anunciado, e, segundo, porque o WhatsApp levará muitos curiosos a fazer perguntas que poderiam ser respondidas em uma página, ou seja, você perderá um bom tempo respondendo perguntas desnecessárias.
Nesse sentido, ter uma landing page sobre o serviço anunciado é fundamental.
A página com informações específicas ajudará o usuário a entender o serviço anunciado. Quando ele compreender como será ajudado, ele entrará em contato com o escritório.
A página acima é de um cliente nosso. Você pode acessá-la clicando aqui.
Se você quiser saber mais sobre a diferença entre website e landing page para advogados, veja este artigo, clicando aqui.
Especialistas em Google Ads para Advogados
Outra coisa que poderá ajudar o seu escritório, além de prestar atenção nos pontos acima, é contratar quem já entende como a ferramenta funciona, e, principalmente, trabalha diariamente com ela.
Além de prestar atenção nos pontos acima, o especialista analisará todos os dias como fazer para otimizar os anúncios. Isso porque a otimização dos anúncios é um ponto fundamental para reduzir os custos com o Google Ads.
Dessa forma, o escritório poderá se dedicar apenas aos serviços jurídicos, recebendo feedbacks todas as semanas e relatório em PDF mensalmente, com informações sobre os gastos, cliques, entre outras.
Conclusão
Seja para escritórios que estão iniciando, seja para escritórios já consolidados, o Google Ads para Advogados é uma ferramenta fundamental para quem quer crescer.
Entretanto, conhecer como funciona a ferramenta é essencial para não ter gastos desnecessários, e usufruir de todos os benefícios disponibilizados por ela.
Definindo a verba mensal, identificando os serviços que valem a pena serem anunciados e criando campanhas eficientes, trarão resultados positivos para o escritório.
Por isso, muitos escritórios pelo Brasil todo já utilizam a ferramenta número 1 da internet para alcançar mais clientes todos os dias.